Buraco na camada de ozônio também é causado pelo frio

09/02/2012 17:41

Por Tiago Rieger

 

Ao contrário  do que todos estávamos acostumados a acreditar , o buraco da camada de ozônio não vem diminuindo conforme a mídia destaca e sim vem aumentando. Assim colocamos em discussão qual foi o verdadeiro efeitos dos gases do CFC (clorofluorcarbono)  na destruição da camada composta por gás ozônio (O3) responsável por filtrar  cerca de 95% dos raios ultravioleta B (UVB) emitidos pelo Sol que atingem a Terra. Agora cientistas detectaram que a degradação da camada de ozônio sobre o Ártico pela primeira vez chegou a um grau comparável ao buraco de ozônio acima do Polo Sul e o responsáveis não são os CFCs, mas  as baixa temperatura na região do Polo Norte que vem tendencialmente ano a ano diminuindo.

Imagem: existenciaconsciente.blogspot.com

 

Estudiosos dizem que na estratosfera , localizada a cerca de 18 km de altura, os compostos de cloro provenientes de clorofluorcarbonos e outro poluentes são convertidos quimicamente quando expostos a temperaturas abaixo de -78° C.

Os pesquisadores relatam em suas publicações cientificas, que em um nível  de cerca de 21 mil metros acima da Terra, 80% do ozônio já foi perdido, tornando a população mais exposta aos prejudiciais raios ultravioleta-B, raios solares que podem causar queimaduras e até mesmo câncer de pele.

Portanto se as temperaturas continuarem diminuindo tanto no polo Norte ou no Sul, o buraco na Camada de Ozônio vai cada vez ficar maior, levantando assim uma outra questão polêmica, a de que estaríamos entrando numa nova era glacial e não num período de aquecimento da terra, uma vez que a temperatura diminui conforme a cobertura de gelo tende a aumentar.

 

Comente no Fórum abaixo:

 

Tópico: Buraco na camada de ozônio também é causada pelo frio

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário